Título: O coração das coisas
Autor: Leandro Karnal
Gênero: Filosofia, Cultura, Crônicas
Nacionalidade: Brasileira
Formato: e-book
Editora: Contexto
ISBN: 9788552001423
Nota: 9/10
O coração das coisas é um livro cheio de reflexões curtas sobre diversos assuntos: religião, relacionamentos, um pouco de política, História do Brasil e do mundo, literatura, idiomas, etc. Karnal coloca aqui nesta coletânea de textos sua mais profunda visão de vida.
De todos os textos, o que eu mais gostei foi o intitulado "Receita parcial de equilíbrio", que fala sobre como as relações entre as pessoas podem ser simplificadas, apenas seguindo alguns conselhos que ele mesmo nos dá.
Foi o primeiro livro que li no meu Kindle, ou seja, com ele eu vivi uma experiência nova, que é a leitura num aparelho tecnológico feito para tal, o que casou bem com o que o autor esmiuçou no texto "O fim das bibliotecas?", que fala como o papel está sendo trocado pelo digital. Ele faz uma profunda análise da nossa realidade, de como a tecnologia atual vem substituindo aos poucos a antiga, e como ele também vivencia isso, quando muda de casa e tem que se desfazer de edições de livros que ele possui em versão digital, ou coletâneas de obras de arte em livro que ele pode acessar a qualquer momento no Google.
Apesar da previsão que ele faz, eu vejo que o papel não vai ser de todo substituído pelos e-readers e tablets, assim como o cinema não morreu com a TV, e ainda sobrevive aos streamings, e o rádio se reinventou com os podcasts e mesmo assim continua sobrevivendo em seu formato FM.
Gostei da experiência de ler algo diferente do que estou acostumada, principalmente por se tratar de filosofia. O bom é que o Karnal tem um senso de humor que deixa suas reflexões mais interessantes e humanas, distantes daquelas aulas de filosofia da escola. Porém, recomendo a leitura com o celular ao lado, para pesquisar o significado de algumas palavras que ele usa (tinha umas palavras que eu ficava “mas o que significa isso?” 😂).
O livro está disponível na Amazon. Se desejar comprá-lo, não esqueça de usar o meu link:
0 comentários. Clique aqui para comentar também!:
Postar um comentário