Resenha #49 | Anne e a Casa dos Sonhos

 

Título: Anne e a Casa dos Sonhos

Autor: Lucy Maud Montgomery

Gênero: Romance

Nacionalidade: Canadense

Título original: Anne’s House of Dream

Tradução: Rafael Bonaldi

Editora: Ciranda Cultural

ISBN: 9876555001983

Nota: 10/10


*Aviso: contém spoilers


Não tenho nem palavras para descrever como me senti ao terminar Anne e a Casa dos Sonhos. O quentinho no coração deu lugar a um misto de sentimentos, todos os que Anne experimentou nesse livro. Isso faz com que seja um dos meus livros preferidos da saga.

Aqui, Anne se casa com Gilbert e vai viver numa casinha em Four Winds, com vista para o mar. Ali, ela viveu seu primeiro ano de casada com todas as alegrias e tristezas, fez amigos, viveu intensamente e se apegou à sua Casa dos Sonhos.

Os momentos que eu mais senti tristeza foram, com certeza, a morte da pequena Joy e do Capitão Jim. Posso dizer que quase chorei com eles. Meu coração ficou apertado. Parecia que era eu quem estava vivendo aquilo. Nesse ponto, tenho que enaltecer a autora, que fez um excelente trabalho.

Uma curiosidade é que ambas as gravidezes da Anne ficaram um tanto quanto veladas, um mistério durante o livro. Não entendi o motivo, mas de qualquer forma, enquanto lia, eu desconfiava da situação, e ficava esperando que a revelação finalmente acontecesse.

Li algumas críticas com relação a não ter o ponto de vista do Gilbert no livro. Porém, como em Windy Poplars, entendi que os livros são sobre a vida da Anne, e Gilbert, apesar de ser um dos personagens principais, não é Anne. Ou seja, ainda que ele apareça com grande força, a história é dela. Ela é quem faz as amizades, ela é quem engravida, ela é quem sente a dor do luto e vai aprendendo a conviver com ela.

Outro ponto que quero comentar é sobre Leslie Moore. A história dela é muito sofrida, mas linda. Fiquei muito contente com o final feliz que ela teve. E como a amizade dela com a Anne foi se fortalecendo aos poucos e se tornando única e especial. E como sempre é dito em toda a saga: não há ninguém que odeie a Anne.

O Capitão Jim também merece destaque nesta resenha. Ele, com suas histórias de marinheiro, seu bom humor, suas experiências, foi um personagem admirável. Das “pessoas que conhecem José”, ele foi o maior. E o fato de ter visto seu maior sonho se concretizar antes de falecer, fez com que sua história fosse extraordinária.

No fim, Anne, Gilbert e o pequeno Jim têm que se mudar da Casa dos Sonhos, e Anne não consegue se desapegar de seu ninho. O que não vimos acontecer com relação aos outros lugares onde ela morou: Green Gables, Avonlea, a Casa da Patty e Windy Poplars. Em todos eles, ela soube lidar muito bem com os ciclos que se encerravam. Porém, aqui, vejo uma Anne abalada emocionalmente, possivelmente por causa de todas as emoções fortes que ela viveu ali. Será que ela conseguirá virar essa página? Só saberemos em “Anne de Ingleside”.


Leia também as resenhas dos outros livros da série da Anne:

Resenha #44 | Anne de Green Gables

Resenha #46 | Anne de Avonlea

Resenha #47 | Anne da Ilha

Resenha #48 | Anne de Windy Poplars

CONVERSATION

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.