Resenha #26 | As Crônicas de Nárnia


Título: As Crônicas de Nárnia - Volume Único
Autor: C. S. Lewis
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Nacionalidade: Inglesa
Título original: The Complete Chronicles of Narnia
Tradução: Paulo Mendes Campos e Silêda Steuernagel
Editora: WMF Martins Fontes
Nota: 10/10




Em nome de Aslam, eu nomeio As Crônicas de Nárnia como meu atual livro preferido (depois da Bíblia, é claro). As Crônicas de Nárnia não é um livro de segmento cristão; mas o autor, assim como qualquer outro, deixa transparecer em sua obra as suas crenças. E é isso que nos faz nos identificarmos mais com algumas obras de certos autores; nossas crenças, quando batem com as do autor, nos fazem gostar mais de suas criações.

Faltam palavras para elogiar essa obra-prima que conta sete histórias fantásticas sobre um outro mundo chamado Nárnia. Magia, aventuras e batalhas épicas, protagonizado por crianças e por seres extraordinários que, neste nosso mundo, não conhecemos. Cada uma das sete histórias possui um encanto que nos transporta para esse mundo magnífico.



Desde a criação do mundo de Nárnia até a última batalha, o livro conta diversas histórias que fazem parte da História de Nárnia. Nela, crianças que são chamadas de Filhos de Adão e Filhas de Eva são transportadas do nosso mundo para lá, por meio do mágico chamado do Leão, e ajudam os narnianos e os habitantes de outros países desse outro mundo a enfrentarem batalhas e aventuras, criando marcos históricos por onde passam. Além disso, o tempo corre de forma diferente nos dois mundos: enquanto em Nárnia podem se passar anos ou séculos, no nosso mundo muitas vezes não passou um milésimo de segundo.

Animais falantes, anões, gigantes e pessoas, feiticeiras más e o Leão, chamado Aslam, fazem parte desse mundo fantástico. Aliás, falar de Aslam merece um texto à parte, tão importante é para esse livro e, em associação, para nós. Lewis, autor de diversos ensaios cristãos, retratou em Aslam a imagem de Jesus - que também é chamado na Bíblia de Leão da tribo de Judá. Em diversos momentos podemos perceber o caráter transformador de Cristo nas atitudes dos personagens.

Com uma escrita leve e fluída, a obra traz encanto para crianças, jovens e adultos. Perfeita para todos os tipos de público por sua comunicação simples e seu texto envolvente que nos transporta para um mundo de fantasia, provocando em nós sentimentos inexplicáveis e, para quem é cristão, alimentando a fé, já que enxergamos a soberania, a bondade e a voz de Jesus em Aslam, e a esperança de encontrá-Lo, assim como as crianças do livro fizeram, enchem nosso coração de alegria.

CONVERSATION

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Olá
    Eu tentei ler esse livro há alguns vários anos, uns seis, sete anos. Desisti depois do quarto conto. Achei massante. Pra mim, a leitura não fluiu de forma alguma e foi bem desgastante tentar continuar lendo...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lary!!!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Super te entendo, estou passando exatamente por isso na minha leitura atual (Lorde Jim)... Tenho vontade de fazer qualquer coisa, menos ler esse livro. Está complicado finalizá-lo...

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.