5 dicas para quem quer começar um blog



Olá, meus queridos leitores! Como vão vocês?

Hoje vou dar 5 dicas bem legais para quem quer começar um blog, mas anda um pouco indeciso sobre o que falar. Vamos lá?


Dica 1: Blog é para quem gosta de escrever. Se você está querendo fazer um blog, tem que ter essa noção. Essa plataforma é uma das mais antigas da internet, e que atualmente, com tantas plataformas diferentes, atende a um nicho bem específico de consumidores de conteúdo on-line: pessoas que gostam de LER sobre algum assunto. Por isso, mesmo que seu blog seja bem multimídia, ele é um meio de comunicação, em sua base, escrito. Por isso, prepare-se para colocar em prática sua escrita. Se você não gosta de escrever e prefere uma interação mais audiovisual, dedique-se a fazer vídeos para o YouTube ou para o Instagram.


Dica 2: Escolha um ou mais assuntos que você goste. Não faz sentido escrever sobre algo que você odeia. Para manter um blog sempre atualizado, você tem que gostar do(s) assunto(s) que vai abordar. Do que adianta você começar um blog sobre literatura e moda se você não lê nem se interessa pela área da moda, não é verdade? Produzir conteúdo tem que ser algo divertido, que te dê prazer, principalmente porque será um hobbie para você.


Dica 3: Defina uma identidade visual. Você pode demorar um pouco para conseguir chegar a uma identidade visual para chamar de sua, mas nem por isso você deve ter medo de arriscar, de mudar e fazer ajustes quando necessário. Este blog, inclusive, já passou por umas três ou quatro mudanças de nome e dezenas de mudanças de visual (e de vez em quando eu ainda dou uma mexida no logo dele, para aperfeiçoá-lo). Porém, hoje, ele já tem um certo padrão de cores (vermelho, branco, cinza e tons afins) e um layout definido.


Dica 4: Escolha um nome que tenha a ver com o conteúdo e que não esteja sendo usado em lugar nenhum da internet. Esse passo é difícil e vai exigir da sua criatividade. Por isso, anote todos os nomes que vierem em sua cabeça e pesquise se já existe algum site, blog ou canal do YouTube com aquele nome. Afinal de contas, vai que você também quer criar um canal vinculado ao seu blog, não é?


Dica 5: Dedique tempo para o seu blog. Organize seus compromissos e inclua o blog neles. Se você tem uma ideia de texto na rua, use e abuse do seu celular, e escreva em editores de texto que permitem o salvamento automático em nuvem e, assim,você terá seu texto salvo para acessar de qualquer lugar (seja o seu computador pessoal, da faculdade, do trabalho - caso você possa usar o computador para isso) e montar uma postagem bem trabalhada.


Espero que tenham gostado e que essas dicas te ajudem! E se quiserem mais dicas sobre blog, comentem aqui embaixo! 

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.