Ansiedade


A ansiedade é um mal que tem assolado muitas pessoas. Vejo nas redes sociais o quanto elas lutam contra isso, e quantas vezes são derrotadas.

Existem pessoas que têm um quadro clínico de ansiedade. Há outras que, no entanto, apenas se deixam levar pelas circunstâncias ou que são extremamente atarefadas e, por isso, se tornam ansiosas.

Mas de onde vem a ansiedade? A resposta é simples: do medo. Medo de não conseguir cumprir alguma tarefa, de não conseguir passar no vestibular, de perder o emprego, de seus planos não darem certo. O medo nos causa ansiedade.

Mas... De onde vem esse medo? Da falta de fé. A incredulidade é o útero onde é gerada a ansiedade. Porque não cremos que vamos conseguir, não cremos que vamos passar no vestibular, que vamos conseguir um bom emprego, que nossos planos darão certo.

A ansiedade nos afasta de Deus. Afasta quando damos mais importância ao fato que estamos vivendo num breve período de tempo do que na promessa da Vida Eterna em Cristo. Afasta quando determinada situação toma conta dos seus pensamentos e sentimentos de tal forma que você se sente bloqueado para desabafar com Jesus e descansar. A ansiedade nos traz perturbação, e nós não descansamos. Isso vai desgastando nossa saúde mental, espiritual e física.

A ansiedade aumenta nossos problemas e diminui nossa capacidade de resolvê-los. Ela tira nossos olhos de Deus e os coloca na circunstância. Não conseguimos olhar para frente, para a solução. Só conseguimos remoer o problema a todo momento. E, por isso, a ansiedade rouba a nossa alegria do hoje e a transforma no medo do amanhã.

É difícil lutar contra a ansiedade, mas nada é impossível para Deus. Se você crer, mesmo que esteja passando por momentos difíceis e que te causam ansiedade, você ainda vai encontrar alguma alegria. Deus trabalha em nossas vidas de formas inimagináveis, e aquela situação nos trará uma lição de vida valiosa. Por isso que orar é tão importante. É como uma terapia: você desabafa tudo o que precisa desabafar, e sai mais leve. E pode confiar: Deus não vai falar dos seus problemas para ninguém. Ele é totalmente confiável.

E se você suspeita que sua ansiedade vai além de apenas circunstancial, procure ajuda médica. Deus também trabalha através dos profissionais da saúde que são preparados para te ouvir e te ajudar clinicamente.

CONVERSATION

3 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Olá
    Bom, eu vim hoje discordar do seu texto. Eu sofro de ansiedade clínica a anos. Preciso de tratamento psicológico e com medição, dependendo de como estou. E isso não é falta de fé, assim como depressão não é falta de Deus. Ambas são doenças, horríveis. Eu ter fé ou não não vai mudar a química do meu cérebro, não vai afastar nem a ansiedade nem a depressão.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lary! Obrigada por aparecer por aqui!

      Agradeço por trazer seu ponto de vista. Minha intenção neste texto é retratar que algumas pessoas não sofrem com os distúrbios químicos que acontecem no cérebro, que foi o que comentei no início do texto, pessoas que não possuem ansiedade clínica, mas que ficam ansiosas momentaneamente e deixam esse sentimento dominar a situação, e essas sim precisam prestar atenção se o medo e, consequentemente, a falta de fé, não estão atrapalhando suas vidas. Quem tem ansiedade clínica, depressão, deve sim procurar ajuda médica, como disse no final do meu texto. A falta de fé não é aplicada a quem tem essas doenças, mas a quem não as tem e deixa as situações as abalarem. Porém, até para quem é diagnosticado, a fé também é uma forma de ajuda, e toda ajuda é bem-vinda, não é verdade?

      Espero que tenha entendido minha mensagem, e espero de coração que você consiga continuar firme com seu tratamento e viva uma vida plena e feliz. Estarei orando por você. ♥

      Excluir
    2. Ah, e só um adendo: eu sou esse tipo de pessoa que não tem ansiedade clínica, mas por ser muito emotiva, acabo me deixando levar muitas vezes pelas circunstâncias, ficando desesperada e ansiosa momentaneamente. Esse texto é simplesmente uma reflexão que fiz sobre minha própria vida. ♥

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.