A oração de Daniel


" A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós o corar de vergonha, como hoje se vê; aos homens de Judá, os moradores de Jerusalém, todo o Israel, quer de perto, quer de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele e não obedecemos à voz do SENHOR, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas.(...) Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome."

Daniel 9: 7-10, 19

No contexto, o profeta Daniel ora a Deus por seus pecados e pelos do povo de Israel, que estava no chamado "cativeiro babilônico", mais especificamente no reinado de Dario, conforme descreve o primeiro versículo do capítulo 9 de Daniel.

O texto diz: "A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós o corar de vergonha, (...). Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, (...) porque temos pecado contra ti.". Daniel derrama seu coração diante de Deus, adorando-O e confessando os pecados que seu povo cometia. A ênfase que deu em "a nós pertence o corar de vergonha" demonstra um coração constrangido.

É esse coração arrependido e contristado que Deus quer ver em nós, não só em relação aos nossos pecados, mas aos da nação, do povo. No versículo 8, o texto diz: "Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti". Ou seja, aplicando para a nossa realidade, assim como Daniel, devemos orar por nossos governantes, pela nossa família, pelo povo de nosso país. E nós sabemos o quanto o Brasil precisa das nossas orações e do agir de Deus.

A última lição desse texto é que devemos ter paz e reconhecer que o Senhor é misericordioso. O versículo 9 diz: "Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele". Ele é bom e fiel para nos perdoar, e reconhecer isso traz, como consequência, a paz que tanto precisamos.

Que possamos clamar como Daniel no versículo 19: "Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome."

Créditos da imagem: Google Imagens

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.