Resenha #13 | O Morro dos Ventos Uivantes



Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autora: Emily Brontë
Gênero: Romance - Clássico da literatura
Nacionalidade: Inglesa
Título original: Wuthering heights
Nota: 9

O Morro dos Ventos Uivantes, muito criticado na época em que foi lançado, tornou-se um dos clássicos da literatura inglesa. A única obra da autora Emily Brontë - falecida de tuberculose um ano após o lançamento de seu livro -  conta a história de amor entre Catherine Earnshaw e Heatcliff, que nunca formaram um casal na trama. Foi narrada pela personagem Ellen "Nelly" Dean, que foi testemunha ocular desde o início, para o personagem Sr. Lokwood, que não interfere no desenrolar dos fatos.

Tudo se inicia quando o sr. Earnshaw traz para sua casa um menino órfão de uma viagem que fez à negócios. Os seus filhos, Hindley e Catherine, tiveram reações distintas: o menino passou a sentir ciúmes, e a menina, afeição. Batizado de Heatcliff, passou a ser o protegido do dono da casa, até que ele veio a falecer. Porém, sofria humilhações do irmão postiço, que o colocou em condição de empregado da casa após a morte do pai.

Heatcliff e Catherine, também chamada Cathy, cresceram juntos, brincavam juntos, aventuravam-se juntos em desobediências aos conceitos de bom comportamento que lhes tentavam impor. Um dia, ao se aventurarem na propriedade vizinha, a Granja dos Tordos, Catherine foi atacada por um cachorro e, por conseguinte, socorrida pela família Linton, por sua boa aparência. Heatcliff, que como diz o livro, "parecia um cigano", foi confundido com um ladrão e expulso.



Catherine ficou por alguns meses como hóspede na casa da Granja dos Tordos, como um perfeito álibi para Hindley afastá-la de seu inimigo. Esse tempo foi o suficiente para que a jovem decidisse que, mesmo apaixonada por Heatcliff, deveria garantir seu futuro, casando-se com Edgar Linton. Seu amado, sem ela saber, ouve essa confissão, e desaparece por alguns anos.

Após seis meses de casamento entre Catherine e Edgar, Heatcliff regressa, muitíssimo diferente. Se antes parecia um cigano, um mendigo, naquele momento parecia um perfeito cavalheiro. Nesta altura, Cathy já estava com seus sentimentos tão aflorados que beiravam à loucura. E foi assim que ela morreu: dando à luz Catherine Linton, sua filha com Edgar, mas em completo perturbo mental.
Heatcliff, com sede de vingança, consegue fazer as mais absurdas maldades, como apossar-se dos bens de Hindley e seu filho Hareton, aproveitando-se de sua decadência no vício em bebidas e no jogo, além casar-se com Isabella Linton, irmã de Edgar e, futuramente, obrigar Cathy Linton a casar-se com seu filho com Isabella, Linton Heatcliff, tomando assim sua herança, após a morte do pai e do esposo.



A história retrata uma realidade muito vista na época: o casamento por status e por posição social, em vez de por amor. Também mostra como era fácil alguém enlouquecer, mesmo tendo uma vida frívola e aparentemente tranquila, o que foi o caso de Catherine. Já Heatcliff, sabendo que, apesar de correspondido, foi rejeitado por sua posição social, desapareceu e retornou rico e sedento por vingança. De que? No enredo, a única motivação plausível foi a humilhação sofrida na infância, nas mãos de Hindley. Catherine se casou com Edgar porque quis, ele não a obrigou.

Enfim, foi um livro que realmente me surpreendeu, do qual eu não esperava nada, mas que mostrou uma qualidade e uma escrita envolvente.

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.