"Bondade"

Imagem retirada do Facebook.

Estive refletindo sobre essa frase. Engraçado, ela ainda leva em consideração que o homem pode ser bom. Afinal, que bondade há no coração humano? Na língua humana? Na mente humana? Eu não creio que haja.

Pois bem. Veja uma mulher considerada boa no conto intitulado Negrinha, de Monteiro Lobato. Qual a ideia de "bondade" você tem no ser humano? Se esse era o protótipo de pessoa boa daquela época, em que deveria eu me basear para dizer que uma pessoa é boa hoje?

Sempre ouvi aquela famosa frase "tem crente que só faz coisa errada e ateu gente boa". Hoje eu discordo. Se há alguém que se ache bom, este é arrogante e orgulhoso. Com religião ou sem, o homem é mau.

Na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, ele diz claramente que ainda que sejamos "crentes", não somos melhores que os outros porque toda a humanidade está debaixo do pecado. Ele mostra a quantidade de maldade que temos dentro de nós:

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;Cuja boca está cheia de maldição e amargura.Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.Em seus caminhos há destruição e miséria;E não conheceram o caminho da paz.Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Romanos 3:9-18
Podemos nunca ter matado alguém, mas se já sentimos ódio, em nosso coração matamos. (Mateus 5:21-22)
Um homem pode nunca ter se deitado com outra mulher que não fosse sua esposa, mas se olhou para outra e a desejou, cometeu adultério em seu coração. (Mateus 5:27-28)
E eu andei pesquisando sobre a vida do autor da frase e descobri que ele se separou da esposa e se casou com outra. Não importa se você pensa que isso não é mau, diante de Deus e diante dos que creem na Bíblia, é errado, é mau, é adultério também. (Mateus 5:31-32)
Já ouviu aquela frase mais do que clichê que todos dizem? "Amo quem me ama" e que se exploda quem o odeia? Pois é, isso também é mau. (Mateus 5:43-47)

Para ser bom, é preciso ser perfeito. Quem é perfeito neste mundo?
Somos sim, capazes de ter atos de bondade. Se os próprios presos espancam estupradores e pedófilos (segundo relatos populares), mas ainda assim são capazes de fazer outras maldades, por que pensamos nós que podemos ser bons, se também somos capazes e fazemos coisas más?

Só somos capazes de sermos bons e perfeitos através de Jesus Cristo e Seu sacrifício na cruz. Aliás, foi uma ordenança que Ele nos deixou no início de sua vida ministerial: "Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5:48. Logo, o que precisamos para sermos bons e perfeitos? Espelhar-nos em Cristo, que foi bom e perfeito entre os homens, seguir Seu exemplo e obedecer Suas palavras.

Cães adestrados? Até podemos ser, mas através da mudança de natureza que apenas em Cristo podemos ter. É preferível ser um cão adestrado a ser um lobo em pele de cordeiro.

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.