Resenha #55 | Vale do Arco-Íris



 



Título: Vale do Arco-Íris
Autor: Lucy Maud Montgomery
Gênero: Romance
Nacionalidade: Canadense
Título original: Rainbow Valley
Tradução: Rafael Bonaldi
Editora: Ciranda Cultural
ISBN: 9786555002423
Nota: 10/10



Numa obra que traz de volta a magia da infância, Lucy Maud Montgomery conta a vida das crianças de Ingleside, os filhos de Anne e Gilbert, e de seus amigos: os filhos do ministro da igreja e Mary Vance, uma menina órfã que foi acolhida pela Srta. Cornélia (Sra. Elliot). Aqui, os adultos são personagens secundários. Jem, Walter, Shirley, Nan, Di e Rilla (que nasce neste livro) são os personagens principais. As crianças da casa ministerial também são importantes nesse livro, pois as aventuras por muitas vezes gira em torno deles.

Em meio a travessuras inocentes, as crianças de Ingleside e da Casa Ministerial brincam felizes no Vale do Arco-Íris, um lugar muito especial para eles, por ser justamente no caminho entre as duas casas. Ali, Jem vive suas últimas aventuras de menino antes de ir estudar na Queen’s, Walter sonha e produz seus poemas - e inclusive avista o “flautista”, que será explicado no livro seguinte -, Nan e Di fazem amizade com Una e Faith Meredith, e conhecem Mary Vance. É ali também que eles tinham o costume de assar as trutas que os meninos pescavam para comerem juntos.

É um livro que resgata a inocência das crianças, que mostra que apesar das más línguas de um povoado fofoqueiro, elas são puras e de bom coração, e que muitas vezes elas erram tentando acertar (como nós adultos também fazemos). Nos faz refletir que por muitas vezes o óbvio para nós não é óbvio para as crianças. Que devemos ter paciência com elas, já que ainda estão aprendendo a viver. Que devemos relembrar nossa própria infância antes de falar mal de uma criança - como Anne fez diversas vezes.

Os personagens adultos, apesar de secundários aqui, também são muito importantes. Anne e Gilbert já não aparecem tanto, mas os conflitos amorosos entre as irmãs West e seus pretendentes - um deles é o próprio ministro da igreja, inclusive-, é um prato cheio para quem curte um romance. E claro, tem MUITA fofoca, já que quando a Srta Cornélia (Sra Elliot), Susan e Anne se juntam, é tudo o que mais rola. Até postei lá no Twitter e no Instagram o quanto a Lucy é fissurada em fofoca!












Enfim, a continuação da série de livros da Anne é como um novo começo, é como relembrar quando ela mesma era criança, mas agora com várias crianças vivendo seus dilemas e suas aventuras. É um novo ciclo que começou a dar as caras em Anne de Ingleside e se concretiza em Vale do Arco-Íris.



CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.