Resenha #43 | Minha História (Biografia de Michelle Obama)

 

O livro está disponível para leitura no app Skoob


Título: Minha história

Autor: Michelle Obama

Gênero: Biografia

Nacionalidade: Norte-americana

Título original: Becoming

Tradução: Débora Landsberg, Denise Bottmann e Renato Marques

Editora: Companhia das Letras

ISBN: 9788547000646

Nota: 10/10


A biografia da ex-primeira dama americana Michelle Obama é simplesmente incrível e inspiradora, além de trazer uma representatividade enorme por ser uma mulher negra e ter tido uma origem humilde, tornando-se uma personalidade icônica mundialmente.

Michelle Obama viveu no South Side, em Chicago, num apartamento pequeno, junto com seus pais e seu irmão mais velho. Seu pai tinha esclerose múltipla, mas mesmo com a doença, era um exemplo de homem trabalhador. Sua mãe era dona de casa. Na biografia, ela conta que sim, teve algumas oportunidades que muitas crianças negras não tiveram: a possibilidade de estudar em uma das melhores escolas da região, ter tido a proteção do irmão em vários momentos da infância na escola, ter uma mãe que brigou para que ela saísse da turma de uma professora sem didática, para que ela pudesse se desenvolver intelectualmente. Seus pais sempre a apoiaram, desde a ir estudar numa escola de alto padrão no Ensino Médio, a bancar uma viagem para a Europa, para que ela pudesse ter mais oportunidades de melhorar de vida. Mas isso não apaga o esforço que ela fez para subir cada degrau.

Michelle Obama conta também sobre suas aventuras de adolescente, suas amizades e namoros. Relatou o quanto se esforçou para entrar na Universidade de Princeton, onde seu irmão também estudava graças a uma bolsa para jogadores de basquete. Como percebeu que a universidade era um lugar majoritariamente branco e masculino. E como trabalhou para tentar mudar essa realidade. Depois, como por impulso decidiu fazer Direito em Harvard, e trabalhou durante anos num escritório de advocacia, onde conheceu Barack. Contou como se apaixonou por ele, e quando foi pedida em casamento. Contou sobre a triste morte de seu pai, e também sobre seu casamento. Sobre seu sonho de ser mãe, sobre suas gravidezes, sobre o malabarismo que fez para ser uma mãe presente e uma excelente profissional. Sobre o início da carreira política de seu esposo, a candidatura à presidência e os oito anos de mandato. Sobre como era viver na Casa Branca, e tudo o que pôde fazer para ajudar as crianças dos EUA a terem uma alimentação mais saudável e acesso à educação. Inspirou meninas a não desistirem dos estudos, não apenas dentro de seu país, mas no mundo todo.

A história de Michelle Obama é linda, cheia de lutas e de coisas simples. Isso é o que me fez gostar tanto do livro. Ela se mostra ali como uma pessoa acessível e acolhedora, que tem sonhos e medos, que é igual a nós, e nos mostra que podemos chegar onde quisermos, porque ela chegou. Mostra também o quanto a educação mudou a vida dela, e que essa é a ferramenta mais poderosa na vida de uma pessoa, no desenvolvimento de uma nação, e no desenvolvimento mundial. Ela, que dizia não gostar de política, fez muito mais do que muitos políticos. E demonstrou com sua história de vida que sim, nós podemos.



CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.