Resenha #27 | Orgulho e Preconceito






Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Gênero: Romance
Nacionalidade: Inglesa
Título original: Pride and Prejudice
Tradução: Georgia Vicente
Editora: Lafonte
Nota: 7/10




Orgulho e Preconceito com toda a certeza é a obra literária mais famosa da autora Jane Austen. Ela conta a história de Elizabeth Bennet, uma jovem senhorita do século XVIII que possui uma visão de mundo diferente da maior parte da sociedade britânica da época e não tinha medo de se exprimir. Forte, inteligente, determinada e audaciosa, recusou-se a casar com seu primo, que seria herdeiro da casa onde viviam, por determinação de uma lei da época, já que seu pai tivera cinco filhas, mas nenhum filho, ainda mais sendo o casamento o principal objetivo de vida de qualquer jovem e tendo a oportunidade de manter-se vivendo na mesma casa em que crescera.

Ela era amiga e confidente de sua irmã mais velha, Jane, a mais bela e de modos mais agradáveis de toda a família. Jane se apaixona por Charles Bingley, um jovem, belo e rico rapaz que acabara de se tornar um de seus vizinhos junto de sua irmã. Em um dos encontros da sociedade local, Elizabeth conhece Mr. Darcy, amigo de Bingley, e, a partir de sua primeira impressão dele, passa a tê-lo como um ser desprezível. A opinião distorcida foi alimentada por um dos oficiais que estavam hospedados em Meryton, Mr. Wickham, que contou-lhe uma parte de sua vida que envolvia Darcy, claro, também de forma distorcida, causando-lhe ainda maior antipatia.

De uma hora para outra, Bingley, Darcy e todos os que os acompanhavam partiram em retirada para Londres, deixando o pobre coração de Jane despedaçado. Entre viagens e visitas ao primo, que se casou com uma de suas melhores amigas, e a região onde sua tia Mrs Gardner, Elizabeth encontrou-se diversas vezes com Darcy, que em certo momento declarou-lhe o seu amor e, graças à antipatia dela, fora rejeitado. Contudo, todas as acusações que ela lhe fizera foram esclarecidas em forma de carta, o que fez com que Elizabeth repensasse suas atitudes e seus próprios preconceitos.

O livro traz uma crítica à sociedade aristocrata inglesa, aos costumes e às regras sociais, como por exemplo o casamento - que por muitas vezes acontecia mais por conveniência que por amor, apesar de que não apenas de amor um matrimônio sobrevive, mas de toda uma análise de caráter e de compatibilidade de personalidades. Ele também critica a própria “primeira impressão”, mostrando que não é ela a que fica, e que é preciso buscar conhecer as pessoas antes de querer formar qualquer preconceito sobre ela.

Das impressões que tive do livro, posso destacar duas. A primeira delas, é que a história tem um início um tanto preguiçoso e pouco atrativo, o que faz com que demoremos a entrar de cabeça nela e nos apaixonarmos pelos detalhes das personalidades de cada personagem. O romance entre Bingley e Jane não eram o suficiente para prender a atenção, graças ao foco dado demasiado para a Mrs Bennet (mãe de Elizabeth e Jane), uma pessoa frívola e sem modos, de gênio difícil, irritante e irritável, além de temperamental ao extremo, tornando a leitura um tanto massacrante quanto às cenas com ela. Senti diversas vezes que abandonaria a leitura, já que não estava atraída a dar continuidade. A segunda, é que apenas próximo ao seu final é que as coisas interessantes realmente começam a acontecer, como a declaração de amor de Darcy - que demorou a acontecer, o casamento de Lydia (irmã mais nova de Elizabeth e Jane), o regresso de Bingley e Darcy para Meryton e, finalmente, os casamentos mais esperados.

Outro ponto que não posso deixar de citar, que atrapalha muito o fluxo de leitura, são os erros de digitação e de concordância no decorrer de todo o livro. Alguns trechos ficaram confusos, talvez por ser uma versão resumida da história, mas que deveria ter tido maior atenção.



Em suma, o livro possui a sua profundidade; porém, sua história só flui mesmo quando se aproxima do final. Porém, quem sabe eu não possa tentar lê-lo de novo numa próxima oportunidade, e vê-lo com outra perspectiva, não é?

CONVERSATION

4 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Comigo aconteceu esse mesmo problema de a leitura não fluir muito bem. Achei uma trama cansativa e não senti nenhuma paixonite por Darcy rsrs Quero tentar ler outros livros da Jane, pois esse livro foi a minha única experiência com ela até hoje.

    Amei as fotos e a resenha tá incrível <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente hahahaha
      A história em si é bem profunda, quando você termina de ler, ela nos deixa bem reflexivos sobre os temas, mas ela em si é muito morosa...
      Também é a primeira obra de Jane que eu leio, espero que as outras não sejam tão lentas igual essa.

      Obrigada pela visita e pelos elogios!!! Fico feliz que tenha gostado ♥

      Excluir
  2. Amei ter lido um pouco sobre a história desse livro, fez eu me interessar pela leitura, pois sempre ouvi falar, mas não tive a oportunidade de ler ainda de fato. Muito boa escrita! de sua análise crítica♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda!!! Obrigada pela visita e pelo seu comentário! Fico feliz que tenha gostado da minha análise do livro. Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo. Quando conseguir, me conta o que achou, tá bom?

      Um grande abraço ♥♥♥

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.