A Grande Promessa de Deus


"Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. (...) Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus? (...)E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar."
Joel 2:12-13, 16-17, 28-32

O contexto desse trecho é o mesmo de todos os livros dos profetas: Israel está afundando cada vez mais no pecado e Deus os chama ao arrependimento.

Porém, aqui nos trechos que eu selecionei, é clara a referência a nós. Deus nos chama à verdadeira conversão, que vem com jejum, choro e pranto de nosso coração por causa de nosso pecado. Ele pede que rasguemos nosso coração na Sua presença. Ele se mostra misericordioso, compassivo, tardio para se irar, grande em benignidade, e se arrepende (ou sente pesar) de ter se irado conosco quando estávamos longe dele, quando éramos filhos da desobediência (Colossenses 3:6 e Efésios 5:6).

Deus também nos chama a congregar, ou seja, a conviver com pessoas da mesma fé. Ele nos chama a nos reunirmos para chorar, orar, adorá-Lo. E Ele chama a todos, sem distinção, de todas as idades e fases da vida. Chama a orarmos uns pelos outros e para que Ele se mostre às nações.

E, por fim, Deus prometeu derramar Seu Espírito em nós, Seus filhos, assim como foi cumprido a partir de Atos 2:1-4, no dia de Pentecostes. Também fala de coisas vindouras, como os sinais do fim dos tempos e a grande promessa dele: que nós, os que invocamos Seu nome (verdadeiramente, como mostra Jesus em Mateus 7:21), seremos salvos e estaremos com Ele pela eternidade!

Esse texto do Antigo Testamento é simplesmente o roteiro de nossas vidas! É a descrição de nossa conversão! Cristo é nosso Salvador. Só Nele conseguiremos ver em nossa vida esse texto.

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.