Antes de você julgar um jornalista...

     Antes de você julgar um jornalista, imagine-se no lugar de um.
     Antes de você dizer que eles são inconvenientes, que são todos manipuladores e que desejam apenas alimentar a "ideologia dominante", pare para pensar que ele é um ser humano igual a você, que é PAGO para correr atrás de informações importantes e interessantes para você, que para isso ele precisa perguntar, pesquisar, correr atrás de informações, para formar o seu senso crítico.
Antes de dizer que todos os funcionários de um determinado veículo de comunicação, seja canal de TV, estação de rádio, jornal ou revista específico, são aderentes à ideologia da empresa, pense que você está na empresa em que você trabalha mesmo sem concordar com diversas decisões que são tomadas.
     Antes de querer linchar um jornalista, imagine-se no lugar dele, sofrendo violência ao exercer sua função.
     Antes de sair vomitando seu ódio contra os jornalistas, imagine-se sem eles todos os dias, dando notícias sobre trânsito, transporte público, previsão do tempo, sobre a economia, a política, os esportes ou os eventos culturais que vocês gostam. Respeite-os como pessoas que trabalham dia e noite para te manter bem informado. Dia e noite.
     Antes de você apontar o dedo para um jornalista, acusando-o de fazer alguma barbaridade, recorde-se de todas as barbaridades que você já fez para defender sua ideologia, sua religião, seu "jeito de ser", sua profissão, etc.
     Antes de xingar o redator por ter errado alguma palavra por digitação ou por falta de coesão, corrija-o com sabedoria, pois pode ter passado despercebido por conta da pressão do tempo para a publicação da matéria.
     Vejo a todo momento alguém criticando, falando mal dos jornalistas. Isso aos poucos me deixa irritada, pois não entendo como o ser humano não consegue se colocar no lugar do outro. Sei que cobranças existem, mas é impressionante como algumas profissões, incluindo o jornalismo, são muito mais cobradas. É natural que sejam, já que é algo que mexe com o ser humano, que pode mudar a vida das pessoas. Contudo, uma das profissões mais perigosas de se exercer no Brasil é o jornalismo, chegando a ser comparado com países em guerra. Não é possível que ninguém tenha a coragem de se pronunciar a favor de nós, que sofremos em prol de ajudar a população.

CONVERSATION

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Falou tudo, amiga! Um desabafo de muitos da nossa profissão, e feito de forma bem nobre.
    Parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Yas! Foi um desabafo sincero, pois vejo que as pessoas nos julgam, sem ao menos saber quais são os valores éticos que aprendemos, jogando todos num mesmo saco. <3

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.