Os coletores de lixo

Recentemente, vi uma cena que me chamou a atenção. Os coletores de lixo correndo atrás do caminhão, em uma noite de chuva. Eles são dignos de admiração. Batalhando pelo sustento, suportando o frio, o cheiro de lixo que não é nada agradável, a chuva que caía sem parar, e ainda tendo que correr atrás de um caminhão em movimento.

Eu confesso que não teria coragem nem estômago para esse tipo de trabalho. E olha que é um serviço extremamente importante para a vida urbana. Imagina se eles não recolhessem os sacos que despejamos pelas ruas. Não teríamos espaço para nos locomover. Seria um caos.

Se há uma coisa que me deixa muito indignada é o preconceito contra essa profissão. Desde crianças, quando queríamos ofender alguém, facilmente chamaríamos os pais do nosso alvo de "lixeiro". Infelizmente isso se perpetua em todas as gerações. Nada valorizados, sempre humilhados, mas permanentes em seus postos, esses trabalhadores prosseguem a vida, lutando todos os dias para colocar o pão em cima de suas mesas.

Deixo aqui nestas linhas minha singela homenagem aos coletores de lixo, que mesmo com tudo isso com certeza sabem ser felizes.

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 28 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.