Resenha #11 | Dom Casmurro

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Gênero: Romance - Clássico Literário
Nacionalidade: Brasileira
Nota: 10



Dom Casmurro é a obra mais aclamada do considerado maior escritor brasileiro, Machado de Assis. Conta a história de Bentinho, filho de uma mulher viúva que o havia prometido ao serviço sacerdotal católico ainda no ventre, por medo da gravidez não vingar. Bentinho nasce, e sua mãe vive adiando o momento de cumprir sua promessa, até que o menino completa seus 15 anos e, sendo muito próximo de sua vizinha Capitu, acaba se apaixonando por ela e sendo correspondido.

Nesse momento, ele, a mãe e Capitu, ainda que isoladamente, tentam várias maneiras de burlar a promessa sem necessariamente quebrá-la. Com a ajuda do tio, Bentinho passa apenas um ano no seminário, tentando ao máximo provar que não tem vocação para ser padre. Quando finalmente sai, sua mãe falece e, passado um tempo, consegue o que foi prometido: casa-se com Capitu. Eles vivem felizes, até a morte de Escobar, seu melhor amigo de seminário, que também não se tornou padre e se casou com a melhor amiga de sua esposa, e o crescimento do filho que tivera com ela.

Até hoje essa obra está em discussão: será que Capitu traiu Bentinho com Escobar, chegando a gerar um filho? Ou será que é apenas um delírio do homem que se tornou o Dom Casmurro? A genialidade é tamanha que se passou mais de um século e não foi possível decifrar esse mistério. Um dos argumentos mais usados para tal é que a narração da história é feita pelo próprio personagem principal da trama, não permitindo que os fatos sejam cem por cento confiáveis.

A trama é caprichosamente detalhada, com um português culto, de acordo com a época em que foi escrito, mas ainda assim compreensível e apaixonante. Tem todo o respaldo para ser chamado de “meu livro favorito”, sem nenhuma cerimônia. Um livro assim é digno de todas as críticas favoráveis que possui.


CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.