Resenha #51 | Escravidão (vol. 1)




Título: Escravidão (vol 1)
Autor: Laurentino Gomes
Gênero: Livro reportagem, História
Nacionalidade: Brasileira
Editora: Globo Livros
Formato: E-book (Skoob)
ISBN: 9788525055156
Nota: 10/10


Em mais uma obra épica, Laurentino Gomes relata a história do período da Escravidão com todos os detalhes possíveis. É um daqueles livros densos de conteúdo, que a gente tem que parar para prestar atenção, mas com a escrita extremamente fácil de se compreender e a forma eficaz de se comunicar que Laurentino tem.

Neste primeiro livro da trilogia, passeamos pela História da Escravidão, desde a compreensão do termo e de como ele surgiu, com os eslavos, passando pela explicação de que não apenas povos negros foram explorados, mas toda a História da Humanidade possui escravidão em seu rastro, visitando os costumes dos povos africanos de escravizar prisioneiros de guerras contra tribos inimigas, o envolvimento dos europeus (principalmente os portugueses) e os pactos que os governantes africanos tinham com os brancos para fornecer mão de obra cativa, até a vida de Zumbi dos Palmares (ou o que se conseguiu apurar dela).

É um conteúdo extremamente rico, que nos ajuda a ter um olhar mais crítico em relação ao racismo que está impregnado na sociedade, herança maldita desse período obscuro, e às relações escravistas em si.

Um dos trechos que mais me marcou foi o que Laurentino cita que naquela época, apesar de existirem leis que na teoria protegiam a vida e a dignidade do escravo, na prática elas não valiam de nada, e que o que realmente valia era o poder e o dinheiro que o dono de escravos tinha, e que o fazia sair ileso de punições por exceder o nível de crueldade ao castigar seu escravo.

CONVERSATION

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Laurentino Gomes5/02/2022

    Obrigado pela resenha. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou extremamente lisonjeada com seu comentário, Laurentino! Muito obrigada ♥

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.