Resenha #41 - Dom Quixote

 



Título: Dom Quixote
Autor: Miguel de Cervantes
Gênero: Romance
Nacionalidade: Espanhola
Título original: Don Quijote de la Mancha
Tradução: Amanda Moura
Editora: Ciranda Cultural
Nota: 10/10




Dom Quixote, que é um dos clássicos da literatura espanhola e mundial, é uma sátira aos romances de cavalaria do século XVI, que no início do século XVII vinha perdendo força. A história se passa na Espanha, onde um senhor que tinha por hábito ler romances de cavalaria, deixou-se levar pelas fantasias dos seus livros e decidiu sair pelo mundo em busca de aventuras épicas como as dos cavaleiros errantes que conheceu na literatura.

Em sua loucura, imaginava-se apaixonado por uma formosa e sem-par senhora chamada Dulcineia que, na realidade, não existia, via castelos em lugar de albergues, e achava que tinha uma armadura e um cavalo pomposos quando, na verdade, eram apenas uns trapos que vestia e um cavalo magro e debilitado que montava.

Apesar de tudo isso, seu escudeiro Sancho Pança o acompanhava fielmente, na ilusão de ganhar de seu amo uma ilha para governar, e dinheiro para sustentar sua esposa e seus filhos. No início, a ganância de Sancho o fez seguir a Dom Quixote, mas com o tempo, ele passou a criar uma amizade e cumplicidade com o seu senhor.

Posso afirmar que esse livro é bem engraçado, as situações pelas quais o personagem passa são extremamente nonsense, o que faz com que a sátira, tanto do autor quanto dos personagens que surgem durante as andanças do pseudo cavaleiro, seja muito bem feita. O tom de deboche que o autor usa é genial, como se ele fingisse acreditar nos delírios de Dom Quixote, igual aos demais personagens.

Outro ponto que achei extremamente interessante é que, na maior parte do texto, não existe discurso direto; ou seja, a maioria das falas dos personagens são narrados. Não sei dizer se esse estilo pertence apenas à edição que eu tenho, ou se é uma característica do autor, mas achei muito legal.

Dom Quixote é um livro divertidíssimo, eu me peguei rindo das maluquices do cavaleiro e das enrascadas que ele entrava em diversos momentos. Demorei uns 6 meses para ler, mas isso foi devido à adaptação que passei durante o isolamento social e o home office, e a alteração total da minha rotina. 

E vocês, já leram Dom Quixote? O que acharam? Se não, pretendem ler? Comentem aqui!




CONVERSATION

3 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Nunca li, mas tenho vontade. Sou apaixonado pela cultura espanhola. Eu sou formado em Espanhol. Fiz o curso por uns 5 anos.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou! Fiz espanhol por 3 anos, hoje trabalho com atendimento em mídias sociais LATAM. ♥

      Excluir
  2. Omg thanks for your comment ♥ I hope you enjoyed my review. I wish you all good things ♥

    ResponderExcluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.