Resenha #29 | Anoitece no Iraque



Título: Anoitece no Iraque
Autor: Patrick Ericson
Gênero: Ficção, Mistério, Romance
Nacionalidade: Espanhola
Título original: Anochece en Irak
Tradução: Mírian Ibañez
Editora: Geração Editorial
Nota: 8/10





Um romance em meio a guerra no Iraque. Um coração partido graças ao atentado às Torres Gêmeas. Um soldado com sede de vingança. Poder. Dinheiro. Estupro. Mortes. Tudo isso você encontra nessa obra do espanhol Patrick Ericson (pseudônimo de José Maria Fernández-Luna Martinez). Uma leitura que promete chocar.

Jack Parsons, um soldado norte-americano, perde sua esposa no atentado de 11 de setembro de 2001 e, a partir de então, decide vingar-se dos culpados pelo ataque, que até então julgava ser o terrorismo islâmico encabeçado por Osama Bin Laden, entrando assim na guerra do Iraque. Lá, ele encontra uma realidade completamente diferente, e o horror das mortes de inocentes aos poucos vai abrandando seu coração.

Contudo, ele não esperava que o governo de seu próprio país estivesse envolvido no ato terrorista que tirou a vida de sua amada. Era isso o que revelava um dossiê que estava em poder de um arqueólogo de Bagdá e prestes a ser vendido para um jornalista inglês. Ao descobrir tudo isso, acabou sendo vítima de uma explosão e teve que sair de combate e regressar aos EUA.

De volta ao seu país, Jack decide retomar seu plano de vingança, mas dessa vez contra os homens poderosos que arquitetaram um plano de dominação mundial a partir daquela guerra. Contou com a ajuda de seu pai Howard e seu irmão Fred para investigar o caso e entrar em um grupo de mercenários chamado Blackwater, pelo qual conseguiria voltar para Bagdá e tomar posse do Projeto Brainwashing.

Sem dúvidas, é um livro de arrepiar. Ele conta com cenas detalhadas de assassinatos, além de relatar um estupro coletivo vivido por uma personagem negra e militar. O conflito interno de Jack quando se depara com o cenário caótico da guerra e quando descobre o envolvimento dos EUA no ataque às Torres Gêmeas é singular e preciso. Não foi à toa que o personagem teve um fim desesperador. Qualquer ser humano enlouqueceria se vivesse tantas atrocidades quanto ele.

É uma história realmente instigante e interessante, mas que não me fascinou tanto, não sei se pela violência exacerbada, os detalhes sangrentos ou porque simplesmente ninguém sai feliz nessa história, além de terem que se conformar em ter sobrevivido - isso quando podiam. Não há uma mensagem de esperança, uma fagulha de possibilidade de uma felicidade futura. É o verdadeiro inferno. Além disso, em alguns trechos, a troca dos nomes dos personagens em alguns trechos e erros de tradução deixavam a narrativa confusa.

Entretanto, o livro possui diversas qualidades, como por exemplo a construção dos personagens, a descrição detalhada das cenas nos situando na história, a reflexão sobre as causas e as consequências da guerra e a lição que fica de tudo isso: a valorização e o respeito à vida, independente de qual seja.

Em suma, é um livro muito interessante de diversos pontos de vista, e recomendo para aqueles que não são sensíveis a esse tipo de literatura.


CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.