7 de setembro e uma independência fajuta



Hoje é dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil. Dizem que a famosa frase, "Independência ou morte", foi proclamada nesse mesmo dia, em 1822, pelo então príncipe-regente Dom Pedro I. Hoje é feriado nacional, mesmo assim trabalhei. Hoje era dia de comemorar, mas não sei. 

Não sei qual o motivo de se comemorar. A nossa história fajuta de independência, na verdade, só aconteceu porque Dom Pedro I estava com dor de barriga, e ele não gritou independência ou morte, apenas declarou que ficava no Brasil, desobedecendo a corte de Portugal.

Para piorar a situação, tivemos em nossa história duas ditaduras, a Vargas e a Militar. Antes da primeira, tínhamos uma monarquia que dizem que até ia bem das pernas, mas que sofreu um 'golpe' dos defensores da 'República' como forma de governar. Declarada a República em 1889, nos tornamos a famosa "República do Café com Leite", pois só eram eleitos candidatos paulistas ou mineiros. Até que Getúlio Vargas apareceu e deu um golpe de Estado. Anos depois, quando decidiu "sair do poder", conseguiu eleger o seu candidato à presidência, e ainda por cima conseguiu se re-eleger.

Na ditadura militar, foram mais de 20 anos de repressão da imprensa e da expressão, em qualquer esfera, quando contrária ao regime. Vários militares assumiram o cargo de "presidentes" do Brasil, a corrupção correndo solta, e um "milagre econômico" baseado em números fajutos, inventados pelo governo como forma de oficializar uma grande mentira. Pessoas eram torturadas e mortas, ou estão desaparecidas até hoje, graças a esse período.

E depois da ditadura militar? Já foram DOIS impeachments, vários escândalos de corrupção, dentre eles a Lava Jato, a mais famosa de todos os tempos. Há apenas alguns dias dos 195 anos de independência, foi descoberto apenas R$ 51 MILHÕES num apartamento, dinheiro esse desviado em um esquema de corrupção da Caixa Econômica Federal pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima. Dinheiro esse que poderia estar sendo investido na saúde, na educação, na segurança pública, no transporte, que são tão precários neste país, mas que está servindo apenas para encher os bolsos desses urubus, enquanto nós perdemos nossos direitos trabalhistas e sociais, cada dia mais.

Mas hoje seria dia de comemorar. Desfile militar em Brasília, Esquadrilha da Fumaça e desfiles de fanfarras espalhados pelo país que, em crise, sofre e pena com milhões de desempregados e uma corja de ladrões no poder. Será mesmo que tenho motivos para comemorar a independência?

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.