O verdadeiro significado da Páscoa

A Páscoa é uma data comemorativa celebrada no mundo inteiro. Feriado, momento de almoçar com a família, comer peixe, presenteá-los com ovos de chocolate... espera aí. Que história é essa?


As pessoas se esqueceram do verdadeiro significado da Páscoa. Celebrar com a família é válido - desde que não se menospreze a essência dessa data -, e os ovos de chocolate são uma tradição anterior ao cristianismo, de povos que não tinham nenhum vínculo com o povo judeu (do qual nasceu Jesus Cristo).

Na verdade, a Páscoa é descrita nesse trecho da Bíblia:

"E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.
E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo."
Êxodo 12:1-14

Contextualizando historicamente, o povo hebreu era escravo no Egito, e sofriam opressão e dor. Clamaram ao SENHOR, e Ele os ouviu, enviando a Moisés e seu irmão, Arão, a falar ao Faraó. Já se haviam feito nove sinais, ou nove pragas, como é mais conhecido, para que o rei do Egito libertasse o povo de Israel, porém com o coração endurecido, ele não cedeu. Então, a partir da boca de Moisés e de Arão, Deus anunciou a décima praga: a morte dos primogênitos.
Certamente, os israelitas seriam isentos dessa praga, e para tal precisavam de um sinal de sangue em suas casas. Somente esse trecho desmistifica as famosas tradições seguidas principalmente pelo povo brasileiro:

  1. Desde quando é pecado comer carne na Semana Santa, se o próprio Deus ordenou que se comesse carne de carneiro ou de cabritos para o povo israelita?
  2. Há em alguma daquelas linhas a ordenança ou a sugestão de se presentear a família com ovos de chocolate (ou simplesmente ovos)?
Mas isso não é tudo. Essa primeira Páscoa, além de significar a libertação dos hebreus, não passou de um sinal para o que haveria de vir: a morte e ressurreição de Cristo.

E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.

Mateus 28:1, 5 e 6
Estudos bíblicos também afirmam que a forma como o sinal feito com sangue nas ombreiras e vergas das portas eram de cruz.

Logo, o verdadeiro significado da Páscoa está escondido em Jesus, Aquele que morreu para que nossos pecados morressem junto com Ele, e ressuscitou, para que tivéssemos vida.

Agora, é claro, reunir a família é muito gostoso, e comer chocolate também. Não somos proibidos de fazê-los, muito pelo contrário. Porém, deixo aqui a minha crítica à maior parte da sociedade brasileira, que se diz cristã, mas que, durante as festividades, verdadeiramente não trazem à memória o que Cristo fez.


CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.