Os três Conselhos

   Um casal de jovens recém casados, eram muito pobres e viviam de favor num sítio do interior. Um dia, o marido fez a seguinte proposta para sua esposa:
   "Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa: que você me espere enquanto eu estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você".
   Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias à pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Ele fez um pacto com o patrão: "me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa de minhas obrigações. Eu não quero receber meu salário mensalmente. Peço que o senhor coloque na poupança até o dia que eu for embora. No dia em que sair  o senhor me dá o dinheiro e eu sigo meu caminho". Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou durante vinte anos, chegou para o patrão e disse:
   "Patrão, eu quero meu dinheiro, pois estou voltando para casa". "Tudo bem, afinal fizemos o pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou o dinheiro e você vai embora, ou eu lhe dou três conselhos e não o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro não dou os conselhos, e vice-versa. Vá para seu quarto, pense e depois me dê a resposta".
   Ele pensou durante dois dias, e procurou o patrão para dizer-lhe que queria os três conselhos.
O patrão frisou: "Se eu te der os conselhos, não dou o dinheiro".
   O empregado respondeu: "Quero os conselhos!".
   O patrão então lhe falou:
   1- Nunca tome atalhos em sua vida. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a vida.
   2- Nunca seja curioso para aquilo que é mal. Pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
   3- Nunca tome decisões em momentos de ódio ou dor. Pois você pode se arrepender e ser tarde demais.
   Após ter dado os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era mais jovem:
   "Aqui você tem três pães, dois para comer durante a viagem, e um para comer com sua esposa quando chegar em casa".
   O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que tanto amava. Após o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e perguntou:
   "Para onde vai?"
   Ele respondeu:
   "Vou para um lugar distante que fica a muitos dias de caminhada por essa estrada".
   "Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é ótimo!"
   O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando se lembrou do 1º conselho, e voltou para o caminho normal. Mais tarde, soube que o atalho levava a um lugar de emboscadas. Mais alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou uma pensão na beira da estrada, onde se hospedou. Após tomar um banho, deitou-se e dormiu.
   De madrugada, acordou assustado com um grito. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se até a porta, lembrou-se do 2º conselho, e voltou para a cama. Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem perguntou se ele havia escutado algum grito, e ele respondeu que sim. O hospedeiro perguntou então: "E não ficou curioso?" Ele disse que não. No que o hospedeiro respondeu: "Você teve sorte para sair daqui vivo, pois meu filho tem crises de loucura e mata os hospedes que saem e o enterra no quintal".
   O rapaz seguiu sua jornada, ansioso por chegar em casa. Depois de dias de viagem... Ao entardecer, viu as árvores , a fumaça da sua casa, andou mais um pouco e viu que sua esposa tinha em seus braços um homem, a quem estava acariciando. Seu coração se encheu de ódio e amargura e queria correr de encontro a eles para matá-los. Respirou fundo, apressou os passos, quando se lembrou do 3º conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte, tomar uma decisão. Ao amanhecer, com a cabeça fria, decidiu que iria voltar para o patrão e pedir o emprego de volta. Mas antes iria dizer a sua mulher que sempre fora fiel.
   Dirigiu-se a porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas nos olhos ele diz: "Eu fui fiel a você e você me traiu..." Ela espantada responde: "Como? Eu nunca lhe trai, esperei durante 20 anos". Ele então perguntou: "E aquele homem que estava acariciando ontem ao entardecer?" Ela disse: "Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje, ele tem 20 anos de idade". Então o marido entrou, conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda sua história, enquanto a esposa fazia o café. Sentaram para tomar o café e comer juntos o último pão. Após a oração de agradecimento, ele parte o pão e ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro. O pagamento dos seus 20 anos de trabalho e dedicação.

CONVERSATION

3 comentários. Clique aqui para comentar também!:

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.