Resenha #64 | Os Poemas dos Blythes

 



Título: Os Poemas dos Blythes

Autora: Lucy Maud Montgomery

Gênero: Poemas

Nacionalidade: Canadense

Título original:  The Blythes are quoted

Tradução: Thalita Uba

Editora: Ciranda Cultural

Formato: Livro Físico

ISBN: 9786555004717

Nota: 10/10

Nota Skoob: ⭐⭐⭐⭐⭐ + ❤️




E fechamos com chave de ouro a série de livros da Anne!

Os Poemas dos Blythes foram escritos pela Anne e por seu filho Walter (o poeta). E são de uma sensibilidade incrível. Lendo ele, até esqueci que estava saturada da série. Foi como a paz de uma brisa refrescante após um período de luta intensa.

Claro que ajudou muito o fato do livro ser realmente parte da história da Anne. Um encerramento digno de uma série que é tão querida, apesar de ter se perdido em um certo ponto do caminho.

Agora falando do livro, a primeira parte se passa num contexto antes da Primeira Guerra Mundial, e a segunda, após a Primeira Guerra. Ele é baseado nos poemas que Anne escreveu na juventude e nos poemas escritos por Walter Blythe. Eles eram lidos pela própria Anne nas reuniões noturnas em família, em que todos se juntavam para ouvi-los.

E claro, o primeiro poema de todos é O Flautista, que foi um grande sucesso no contexto da série, escrito por Walter Blythe e publicado no jornal no período da Primeira Guerra, retratado em Rilla de Ingleside. O incrível é como a autora linkou o “som do flautista” que Walter escutava desde criança a esse poema. 




Além de toda a sensibilidade dos poemas, principalmente os escritos pela Anne, que realmente retratavam as diversas épocas da vida dela - refletindo neles inclusive como Anne foi ficando mais triste após a morte de Walter na guerra, a tradução foi praticamente impecável. Trouxe sentimento e trouxe as rimas de forma natural. Parecia mesmo que as rimas tinham sido escritas originalmente em português.

Esse é o único livro dos 5 últimos que eu realmente recomendo a leitura. Inclusive favoritei no app Skoob (e no meu coração) e me reconciliou com a série. 

Foi um prazer acompanhar a história de Anne Shirley / Anne Blythe. Me despeço da série extremamente satisfeita, pois pelo menos no que diz respeito à história DELA, foi uma experiência única e incrível.


CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.