Agarre as oportunidades - mas não todas

 



A gente vive num mercado de trabalho que nos faz engolir que “temos que agarrar as oportunidades”. Mas o que ninguém fala é que nem todas as oportunidades realmente valem a pena. A questão aqui não é sair ou não da zona de conforto, é avaliar de forma inteligente as propostas que são apresentadas para nós. Nem toda oportunidade é boa.

O que dizer de uma oportunidade que surgiu para mim um tempo atrás, para ganhar praticamente o mesmo salário, numa operação maior, onde eu talvez tivesse mais oportunidades de crescimento (sem garantias disso) e também mais trabalho, mas que eu provavelmente teria que trabalhar 6x1 (atualmente trabalho 5x2), e trabalhando multiskill (atendendo mais de um canal ao mesmo tempo), sendo um deles um canal que eu não gosto de trabalhar? Era uma oportunidade que valia a pena? Ganhar a mesma coisa para trabalhar mais, com algo que eu não me sinto muito confortável e ainda perder um dia de folga, só pela possibilidade remota de crescimento? 

Ou trabalhar com algo que eu sempre sonhei, mas com um salário menor, sendo que o que eu preciso no momento é justamente ganhar mais para conseguir ajudar a cobrir todas as despesas de casa. Não tenho pais ricos que me sustentam enquanto eu me aventuro a conquistar meus sonhos. Tenho que fazer sacrifícios, por vezes tenho que deixar de lado meus desejos para pagar as contas no fim do mês. E mais, minha realidade ainda é bem confortável perto da realidade de milhões de pessoas neste país, que têm que se virar e muito para poder comer arroz e feijão, que acabaram endividados porque perderam seus empregos, ou porque o preço das coisas subiu tanto que não conseguiram manter o orçamento em dia.

Entre a oportunidade de um salário mínimo que mal paga as contas e a incerteza do empreendimento, muitas pessoas têm que optar pelos dois, para tentar sobreviver. O problema é que tem gente dentro das empresas que acha que só porque paga mais de um salário mínimo, a gente é obrigado a aceitar a “oportunidade”, afinal, é algo raro hoje em dia, ainda mais em tempos de pandemia. Salários cada vez menores com mais exigências, enquanto o custo de vida só aumenta. Isso é uma afronta aos profissionais que estudam e se especializam para ganhar um salário aquém do que realmente deveriam.

Quais oportunidades valem realmente a pena para que você as agarre? Pense, avalie, não se sinta na obrigação de aceitar tudo o que cai no seu colo. Se você achar que é bom para você, aceite. Se não, recuse. Não agarre todas as oportunidades, algumas delas são apenas ciladas.


CONVERSATION

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Uma reflexão e tanto. Vou seguir suas dicas.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Emerson! Fico feliz que tenha gostado ♥

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.