Resenha #42 | 1822



 

 

Título: 1822

Autor: Laurentino Gomes

Gênero: Livro reportagem, História do Brasil

Nacionalidade: Brasileira

Editora: Globo Livros

Nota: 10/10




O livro 1822, do jornalista Laurentino Gomes, é o segundo livro da trilogia sobre a História do Brasil no século XIX, que tem três marcos importantes: a vinda da corte portuguesa para o Brasil (relatada no livro 1808), a Independência (tema do livro 1822) e a Proclamação da República (relatada no terceiro livro da trilogia, o 1889).

Para compreender a Independência do Brasil, como o próprio Laurentino Gomes relata, é preciso entender que ela começou com a vinda do rei Dom João VI e toda a corte portuguesa para o Brasil, resultado do medo de serem encontrados por Napoleão Bonaparte. Quando chegaram em nossas terras, promoveram o Brasil de uma simples colônia portuguesa para Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

Além disso, um dos fatos mais engraçados e curiosos é que o famoso grito do Ipiranga dado por Dom Pedro I aconteceu num momento muito complicado para o futuro imperador: ele estava com diarreia. 🤭

Em meio a essas complicações intestinais, a depressão da imperatriz Leopoldina, a infidelidade de Dom Pedro com a Marquesa de Santos, as diversas guerras entre defensores da causa brasileira e dos interesses portugueses, junto com diversos outros personagens importantíssimos nesse momento histórico, foi construído o cenário de um novo país independente.

Para mim, que cresci no bairro do Ipiranga, reconhecer os nomes das ruas onde tanto andei como homenagens às pessoas que fizeram parte da história da independência foi incrível, pois pude entender com profundidade a importância de cada um deles.

O livro é excelente, tem uma escrita envolvente e é muito fácil de entender, características do estilo de Laurentino Gomes. Eu recomendaria como leitura complementar para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio que estejam estudando a História da Independência. Também tem imagens ilustrativas em algumas páginas, como o famoso quadro de Pedro Américo intitulado "Independência ou Morte", pinturas de Dom Pedro I, da imperatriz Leopoldina, do Rio de Janeiro na época, entre outras.

Nossa história já é um prato cheio para quem gosta de fatos inusitados. E esse livro só confirma isso, mostrando com o máximo de referências possíveis como a nossa história é rica e os nossos personagens históricos são tão heróicos quanto humanos.






CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.