Resenha #33 - Um jeito de recomeçar



Título: Um jeito de Recomeçar

Autor: Filipe Salomão

Gênero: Romance

Nacionalidade: Brasileira

Publicação independente

Nota: 8/10


Um jeito de recomeçar é o quinto livro de Filipe Salomão, e é uma publicação independente, que conta a história de Carol, uma jovem rica de 20 anos que perde os pais de maneira trágica, e que parte para o litoral em busca de um recomeço para a sua vida. Lá, ela se depara com a pousada Piña Colada, é recebida pelo casal de donos do local e decide viver ali por algum tempo. 

Carol, que estava completamente perdida e não sabia o que fazer da própria vida, acaba metida em um caso com Augusto, um jovem que trabalha na pousada e dá aulas de surfe para "pegar mulheres", se envolve com um homem casado e descobre um romance homossexual entre o dono da pousada e seu outro hóspede. Em meio à aparente calmaria da pousada, Carol se torna um furacão que desestabiliza as relações entre as pessoas do local com suas aventuras sexuais e seu jeito "livre" de ser, que na verdade era apenas uma máscara para o caos que vivia dentro de si.

O livro tem um ótimo enredo, e toca em um tema delicado que é a saúde mental de uma pessoa que perdeu os pais de forma traumática, e que não busca ajuda psicológica, causando traumas às pessoas ao seu redor. Não temos muitas informações sobre o caráter de Carol antes da morte dos pais, mas suas ações depois desse episódio podem caracterizá-la como uma vilã não intencional. Enquanto tomava decisões não pensadas que afetariam a vida das pessoas e dissimulava situações para manipular Augusto, lutava contra uma dor que ela ainda não tinha aprendido a lidar.

A versão que li, infelizmente, tinha alguns pontos a ser corrigidos, o que em certo ponto atrapalhou o aproveitamento completo do livro. Além disso, as lutas internas de Carol poderiam ter sido mais exploradas em monólogos da personagem. Ainda assim, é uma história interessante e aberta para uma continuação que gostaria muito de conhecer.


Se você se interessou pelo livro, ele está disponível na Amazon neste link.


Outras obras de Filipe Salomão:

Cozinhando com o Futebol Americano

Matando Formigas

Sorte ou Azar?

Nova York Rock City

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.