500 anos da Reforma Protestante



Não há como deixar passar essa data tão significativa para os cristãos em todo o mundo. No dia 31 de outubro de 1517, o então monge agostiniano Martinho Lutero (ou Martin Luther, em alemão), inconformado com algumas doutrinas da Igreja Católica Apostólica Romana – por exemplo, a prática de indulgências (que são a venda da salvação), elaborou 95 teses e pregou na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, na Alemanha. Esse foi o marco do início da Reforma Protestante, que resultou na separação entre os católicos e os considerados protestantes.

Essas teses levantadas por Lutero podem ser resumidas em cinco solas: 


  • Sola Fide: somente a fé em Jesus Cristo nos leva à salvação; 
  • Sola Gratia: a salvação é gratuita, é um presente de Deus para nós; 
  • Solus Christus: somente Cristo é o Caminho para a salvação, a verdade e a vida; 
  • Soli Deo Gloria: toda a glória pertence a Deus, e não à igreja; 
  • Sola Scriptura: somente a Escritura (a Bíblia) é a palavra de Deus. 


Esses Cinco Solas são hoje a base da Igreja Protestante no mundo inteiro. Porém, aqui no Brasil, vemos um cenário completamente diferente...

Vários movimentos evangélicos no Brasil nem sequer conhecem essa história. Muitos deles não seguem esses princípios, que são baseados na palavra de Deus. É triste ver que em algumas igrejas o movimento é justamente contrário... Há a venda de indulgências disfarçada de "plantar em terra fértil", de "amuletos ungidos ou abençoados", etc. Não se lê a Bíblia, não se estuda a palavra, a igreja é porta-voz de Deus, como se a Bíblia não fosse necessária (a velha desculpa da "letra que mata, mas o Espírito vivifica", que em seu contexto original, não tem nada a ver com a Bíblia em si, mas com a Lei Mosaica).

Por conta desses motivos, é preciso seguir reformando. É preciso seguir proclamando a verdade de Deus, que se encontra em Sua palavra. Jesus pura e simplesmente. Não é um monte de regras ou uma oferta no altar do Senhor que vão te levar para o Reino dos Céus. É só crer, em Jesus, no sacrifício que Ele fez, na Sua ressurreição, pois a obra foi feita por Ele, e a Ele é a glória de ter cumprido a Lei. E isso tudo é de graça.

CONVERSATION

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Glória a Ele, amiga! Precisamos mesmo, como Igreja de Cristo, nos permitir ser reformados por Aquele que habita em nós todos os dias.
    Ótimo texto! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo por Ele e para Ele, né amiga?? *-*

      A reforma deve ser constante dentro de nós, por meio do Espírito que habita em nós, olhando para o Alvo, que é Cristo!! <3

      Muito obrigada <3

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.