Ensaio sobre a Copa do Mundo II


Primeiramente, meus parabéns à seleção campeã da Copa do Mundo Brasil 2014: Alemanha. Um time que demonstrou superioridade em seu futebol, não por estrelismos, mas por ter uma equipe entrosada e de qualidade. Vitória mais que merecida. Parabenizo também a seleção argentina que chegou até a final e foi muito guerreira. Hoje o jogo foi emocionante, chegou até a prorrogação, muito bem jogado pelas duas equipes.

No meu último texto sobre este campeonato, eu disse que ele seria o mais insípido de todos, porque não acreditava na seleção brasileira como finalista. Era óbvio que ela não jogaria bem, nem empolgaria. Entretanto, generalizei e me retrato aqui com um sonoro "esta foi a Copa mais emocionante que já assisti", não pelo Brasil, mas pelos outros países. Quem diria que Costa Rica chegaria às quartas de final e seria eliminada invicta? Ou que Colômbia surpreenderia com todos os jogos vencidos até enfrentar o Brasil e ainda um de seus jogadores seria o artilheiro da competição? Ou ainda que o México (seleção a qual eu mais torci) teria uma muralha chamada Ochoa, e que daria um belíssimo espetáculo, ainda que eliminada pela Holanda?

Hoje eu posso dizer que estava enganada. Para a seleção brasileira, foi uma copa amarga; para a Alemanha, merecida; para a Argentina, uma oportunidade; para Colômbia e Costa Rica, histórica. Não foi insípida coisíssima nenhuma. E se alguém pensar que eu estava alienada das coisas que aconteciam neste país e só pensei em Copa do Mundo, sugiro que leia outras postagens daqui.

Uma grande reclamação que tenho aqui é da arbitragem da maioria dos jogos. O "padrão FIFA" é esse mesmo, produção? Ainda estou indignada com os dois gols do México anulados em seu primeiro jogo, com as penalidades máximas claras e não marcadas, a falta de punição para jogadas perigosas como a que o Neymar sofreu (apesar dos boatos de que ele não teve fraturação), a marcação de "toque de mão/braço" em bolas que foram dominadas ainda na manga da camisa, o que é considerado ombro (e ombro pode), entre outros.

Brasil hexa na próxima? Só Deus sabe. Mas sinceramente, gostaria de ver alguma seleção que nunca foi campeã levantando a taça.

Agora que acabou, podemos voltar à vida normal. Os problemas do Brasil estão aí ainda, mesmo depois da Copa, e continuaria mesmo que ela não tivesse acontecido, porque convenhamos... não existe país sem problemas. Mas sobre isso eu escrevo numa próxima oportunidade.

#

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.