Resenha #3 | Caetés

Título: Caetés
Autor: Graciliano Ramos
Nacionalidade: Brasileira
Editora/Edição: Editora Best Seller LTDA (parte integrante do Grupo Editorial Record), 2ª edição vira-vira
Nota: 7/10

Caetés, o primeiro romance do autor alagoano Graciliano Ramos, começou a ser escrito em 1925 e foi publicado em 1933 (ano em que minha avó nasceu).
A obra conta a história de um homem chamado João Valério, que se apaixona pela belíssima e jovem esposa de seu patrão, chamada Luísa. A trama segue com Valério levando em seu coração um amor platônico até que, em um determinado momento, vivem um caso extraconjugal. A morte misteriosa do esposo de Luísa esfria o romance, e o resto eu não vou contar porque já dei spoiler demais.
Eu sinceramente gosto um pouco desse livro, ainda mais por causa da comparação do ser humano civilizado com os índios em vários aspectos, como os sentimentos e o instinto intensos em mesma proporção. Observamos isso na forma como a paixão, a raiva e a idolatria são vistas no enredo e em como o narrador-personagem conclui sua história.
No meu primeiro contato com Caetés, em 2011, por ter sido obrigada, a leitura não me agradou; mas agora pude ter outra perspectiva. Infelizmente, o desfecho, para mim, deixou a desejar, pois percebi que toda a história contada foi quente, emocionante, e o final, frio.

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.