Resenha #2 | A Cidade e as Serras

Título: A Cidade e as Serras
Autor: Eça de Queirós
Nacionalidade: Portuguesa
Nota: 6/10

Ruffles em destaque porque eu não aprovei muito o livro. rs
O livro "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós (que é um homem, e isso me deixou indignada), foi escrito no final do século XIX, ainda na era realista. Ele retrata a vida de um homem rico chamado Jacinto de Tormes que, curiosamente, é descendente de outros Jacintos. Vivia em Paris e defendia sua ideologia veementemente: um homem só é superiormente feliz se for superiormente civilizado. Porém, com o passar do tempo, foi percebendo que estava completamente errado, e se enterrou em um mar de tédio e infelicidade, até ter que resolver problemas familiares em Tormes, Portugal. Apaixona-se pela natureza e, logo em seguida, compadece-se pelos pobres. Não vou contar o fim do livro, porque já dei spoiler demais.
A obra marca uma reconciliação entre seu autor e sua terra natal. É interessante notar toda a reflexão acerca da felicidade que se faz em todo o enredo, além de um belo trabalho entre o velho e o novo que se apresentava na época com a Revolução Industrial; entretanto, fiquei de certa forma traumatizada por ter tido que lê-lo obrigatoriamente, devido a um trabalho escolar que me deu muito... trabalho. rs

Quem sabe, posteriormente, eu dê uma segunda chance à ele. Ou não.

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.