Centenário de Vinícius de Moraes

Hoje (19/10), logo de manhã, liguei meu computador e abri o Google Chrome. Com o quê eu dou de cara? Claro, com o Doodle homenageando o centenário do grande "poetinha", Vinícius de Moraes.
Segundo o site no qual pesquisei sua biografia, ele nasceu em 1913, em plena era pré-modernista, e na Semana de 1922, ele já escrevia seus versos. Compositor, poeta dos mais talentosos, formado em Direito, etc. Faleceu em 1980, de edema pulmonar, mas até praticamente o último suspiro, criou.
Quer uma amostra do que ele fez?

Poema retirado da página DaLíngua Portuguesa, no Facebook:

Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes


De tudo ao meu amor serei atento 
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto 
Que mesmo em face do maior encanto 
Dele se encante mais meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento 
E em seu louvor hei de espalhar meu canto 
E rir meu riso e derramar meu pranto 
Ao seu pesar ou seu contentamento


E assim, quando mais tarde me procure 
Quem sabe a morte, angústia de quem vive 
Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive): 
Que não seja imortal, posto que é chama 
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.




O cara era fera! Palmas para ele!

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.