Deu Pano Pra Manga

Há alguns dias já, venho recordando coisas que me marcaram a infância. Uma dessas coisas é um texto, uma crônica, bem engraçada, chamada Deu Pano Pra Manga, que li num livro didático, entre a 3ª ou 4ª série do Ensino Fundamental. Como ando um pouquinho sem criatividade, vou postá-la aqui.


Era um dia como outro qualquer na confecção de roupas Fruto da Moda,até que... 
Triiimmm.  
— Alô! 
— Alô! 
— De onde fala? 
— Fruto da Moda, bom dia! 
— Bom dia eu gostaria de fazer uma encomenda. 
— Pode falar, o que o senhor deseja? 
— Eu desejo trinta mangas. 
— Quantas mangas? 
— Trinta. 
— Mas... só as mangas? 
— É. Algum problema? 
— Não... o senhor é quem sabe! 
— Realmente sou eu que sei. Posso continuar o pedido? 
— Claro! Seja qual for... 
— Por favor, envie muitas verdes e poucas vermelhas. 
— Sei... Nós temos apenas verde limão. Serve? 
— Ah... Boa ideia! Aproveite e mande-me alguns limões e algumas laranjas. 
— Cor-de-laranja? 
— É lógico! 
— O cliente sempre tem toda a razão... 
— Por favor, você poderia mandá-las numa caixa para não amassar muito? 
— Sem problema algum o senhor gostaria que já mandássemos passadas? 
— Que absurdo! Quem gosta de mangas passadas? 
— O senhor me desculpe, mas eu gosto! 
— Gosta? Que horror! Se bem que gosto não se discute, não é mesmo? 
— É. Como o senhor quer os botões? 
— O quê?? Botões?? A senhora ficou biruta?! Nunca vi isso na minha vida! 
— Pois fique sabendo que o senhor está muito desinformado! Provavelmente deve usar só camiseta, certo? 
— Nada disso, e o que tem a ver a manga com a camiseta?... Ô-ooooou, algo está errado...Tudo está muito estranho... Diga-me uma coisa... 
— Pois não? 
— A sua manga tem casca, caroço, fiapo e muito caldo?!... 
— O quê?? Está de brincadeira comigo ou é o senhor que está ficando biruta? 
— Chiii... Algo me diz que dei um fora!... 
— É. Qual? 
— Eu acho que aí não é o mercadinho Fruto da Época, é? 
— Não, aqui não é o mercadinho Fruto da Época, não senhor! Aqui é a confecção de roupas Fruto da Moda, como eu já disse!!! 
— Ai, minha senhora, perdoe-me a confusão! Não quero manga de camisa, não!... Quero a manga fruta! Que engano! Desculpe-me sim?! 
— Claro, isso acontece. Até logo! Plec 

Ana Paula Escobar Freddi e Noemi Paulichenco Loureiro. Deu pano pra manga,São Paulo, Spicione, 1997.
Texto retirado do blog: Escola Classe Barra Alta 

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.