Resenha #36 - Cartas de um diabo a seu aprendiz



Título: Cartas de um diabo a seu aprendiz
Autor: C. S. Lewis
Gênero: Cristianismo, Filosofia, Religião
Nacionalidade: Inglesa
Título original: The Screwtape Letters
Tradução: Gabriele Greggersen
Editora: Thomas Nelson
Nota: 10/10



“Cartas de um diabo a seu aprendiz” é uma obra genial escrita por C. S. Lewis, que mostra um tio diabo, de nome Maldanado, se comunicando ao seu sobrinho aprendiz, de nome Vermelindo, dando-lhe dicas de como tentar um ser humano tendo como finalidade a perdição deste. O “paciente”, como eles chamam o humano, é um novo convertido, que está lutando contra as tentações que esse aprendiz lhe apresenta.

Na obra, Maldanado explica como os demônios pensam a respeito de nós, do “Inimigo” (que é Jesus), do amor e todas as estratégias que eles utilizam na sociedade e na mente humana para atraírem mais almas para eles se alimentarem. Mostra também como esses demônios se divertem e se deliciam com o sofrimento humano, com as guerras e com a falta de fé da humanidade.

É uma obra sensível e profunda do ponto de vista cristão, já que nos traz reflexões sobre nossas próprias atitudes e o quanto nos deixamos influenciar por essas tentações cotidianas. E ela vai além: faz críticas às filosofias modernas e ao que a sociedade chama de democracia, principalmente na segunda parte do livro, chamada “Maldanado propõe um brinde”, mostrando como elas são usadas por eles para, cada vez mais, se alimentarem de almas humanas que ignoram a verdadeira fé e as usam como ideologias de vida, e porque não, ídolos.


Aos que não são cristãos, o livro também traz muitas reflexões morais, já que ele toca em questões profundas como o convívio familiar, entre vizinhos, em sociedade, vícios e relacionamentos amorosos e sexuais. Porém, não há como fugir da temática cristã, já que o autor escreveu tendo essa carga religiosa justamente porque o objetivo era mostrar uma guerra espiritual.

A mensagem passada por Lewis nessas cartas é extremamente tocante e proveitosa para que nossa postura em relação à fé seja mais firme e nossas atitudes sejam repensadas.

Em suma, Lewis, sempre com sua escrita incrível, nos mostra por meio de uma história envolvente descrita por meio das cartas, que Deus sempre vence, e que realmente o amor que Ele sente por nós é tão grande, que quando aceitamos, nos tornamos filhos Dele, e deixamos de ser alimento para os demônios.





CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.