Resenha #10 | Os 100 melhores contos brasileiros do século

Título: Os cem melhores contos brasileiros do século
Organizador: Italo Moriconi
Gênero: Contos
Nacionalidade: Brasileira
Nota: 8/10


Este livro é grosso e cheio de contos de vários autores diferentes. Apesar de eu ter demorado muito para terminá-lo, é um bom livro.

Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século foram selecionados por Italo Moriconi, de acordo com o que ele julgou serem os melhores, sem rigores literários (como ele mesmo disse na introdução). Em minha opinião, ele acertou em 85% sua pretensão. Óbvio que eu não gostei de todos os contos, mas como um todo é uma ótima coletânea.


Separado por décadas, com exceção do primeiro bloco que abrangeu 30 anos, a coleção de contos passeia por uma transformação histórica - cultural - social visível e palpável. Desde a forma de se escrever até o conteúdo abordado nas histórias relatadas, podemos ter uma visão panorâmica do século XX.

Para mim, uma desvantagem que me levou a demorar meses para terminar este livro é que não é uma história contínua, mas uma série de contos, o que quebra um pouco o ritmo de leitura, mata a curiosidade de saber mais. Porém, são histórias interessantíssimas e vale a pena conhecer.


CONVERSATION

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Excelente livro. Cito dois contos do livro que estão na década de 40 e 50. Osman Lins: A partida. Dinah Silveira de Queiroz: A moralista. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário e pelas dicas de leitura. Vou dar uma procurada neles 😉

      Um abraço 😄

      Excluir

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.