Gugu e os caça-cliques da internet - uma reflexão

Ontem recebemos a triste notícia da morte do apresentador Gugu Liberato. Foram algumas horas de tensão, em que alguns portais de notícias na internet se adiantaram em divulgar o que ainda não havia sido confirmado nem pela família, nem pela assessoria dele, menos ainda pelos médicos que o estavam atendendo.

Como uma pessoa formada em jornalismo, sei bem que muitas vezes temos que, quando uma fatalidade dessas acontece, já vamos deixando pronta a reportagem sobre o óbito da pessoa pública, fazendo uma retrospectiva sobre sua vida. Porém, a irresponsabilidade e a insensibilidade está em publicar antes, inclusive, da confirmação médica. E alguns famosos, inclusive, caíram nessa “fake news”.

Essa reflexão escrevo como jornalista formada. A morte de alguém não é algo que se deseje ter a primazia da notícia, o furo da reportagem. Muito pelo contrário. Deveria ser algo que fazemos por obrigação, torcendo para que não precisemos publicá-la, pedindo a Deus para que seja uma redação engavetada. Precisamos ser humanos, acima de sermos jornalistas, criadores de conteúdo ou simplesmente caça-cliques na internet.

A atitude desses portais só me fazem pensar em quão atual é a Bíblia, que diz em Mateus, capítulo 24, versículo 12: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. O amor ao próximo, aos familiares, aos amigos, aos fãs e admiradores do trabalho do Gugu, não existiu.

Hoje, o clima é de luto no Brasil. Gugu fez parte da infância, da vida de todos nós, e da história da TV brasileira. Os portais realmente sérios fizeram seu papel, noticiaram com respeito e no tempo devido. Porém, graças aos irresponsáveis, sentimos duas vezes a mesma dor, como bem declarou Ticiane Pinheiro em suas redes sociais. Que possamos tirar uma lição de tudo isso.


Foto: Edu Moraes / Record TV - Publicada pelo portal Revista Quem, noticiando o falecimento do apresentador

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.