Resenha #30 | Chaves - A história oficial ilustrada



Título: Chaves - A história oficial ilustrada
Autor: Editorial Televisa
Gênero: Biografia
Nacionalidade: Mexicana
Título original: Chespirito - Vida y magia del comediante más popular de América
Tradução: Mauricio Tamboni
Editora: Universo dos Livros
Nota: 9/10




O livro Chaves - A história oficial ilustrada vem com a proposta de contar de forma sucinta e cheia de fotografias a biografia do maior humorista de todo o continente americano: Chespirito. O projeto, que possui o nome original de “Chespirito - Vida y magia del comediante más popular de América”, é uma criação do Editorial Televisa, como parte da homenagem que foi feita para Roberto Gómez Bolaños em 2012 em 17 países: o América Celebra a Chespirito.

A obra conta que Bolaños nasceu numa família que, apesar de ganhar bastante dinheiro, era pobre, graças aos vícios de seu pai. Ele era o irmão do meio, porém o mais magro e franzino. Ele conta como foi sua infância entre o futebol, as lutas e a música, além da perda precoce de seu pai, que o marcou definitivamente.

Cresceu, cursou engenharia, porém acabou largando a faculdade para se aventurar como aprendiz de escritor na televisão. A partir de então, sua vida começa a mudar. Escreveu roteiros para os grandes humoristas mexicanos Viruta e Capulina, atuou com eles, até que começou a ganhar espaço para produzir seus próprios quadros humorísticos, começando pelo “Los supergenios de la mesa cuadrada”, até chegar ao estrondoso sucesso com Chaves e Chapolin.

Ele também conta que um de seus pontos fracos eram as mulheres. Desde jovem, ele gostava de paquerar e foi muito “namorador”. Casou-se com Graciela Fernández aos 22 anos e com ela teve seis filhos. Após o último, então, por recomendação médica, fez vasectomia, o que o impediria de ter filhos. Após um bom tempo, já durante o período Chaves/Chapolin, com o casamento em crise, ele se apaixonou por Florinda Meza, e passou dez anos esperando o momento certo para tentar um relacionamento. O final dessa história todos conhecem, eles passaram a viver juntos em 1977 e finalmente se casaram em 2004.

Além da TV, Chespirito também se arriscou no cinema, no teatro, no ramo literário - com livros e poesias, e até na música. Um homem cheio de talentos artísticos, porém completamente humilde e simples, como podemos perceber pela forma em que suas aspas são descritas. Com certeza, são por essas qualidades que quase o mundo inteiro o admira até hoje, principalmente as pessoas que conviveram com ele, como Florinda, o elenco de Chaves e Chapolin, amigos próximos e os próprios filhos.

É uma obra espetacular, que só não mereceu nota máxima porque deixou um gostinho de quero mais. Merecia haver uma edição maior e com mais detalhes sobre sua vida.


CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

A dona do blog




Andressa Soriano, 27 anos, São Paulo SP - Brasil.
Cristã, casada, formada em Jornalismo. Apaixonada pela Palavra de Deus, por livros, músicas, pela arte de escrever e criar conteúdo, pelo idioma espanhol.
Dona do Hospedaria de Palavras no Instagram, Threads, Tiktok, YouTube e blog.